Pé chato na infância: Quando se preocupar?
- Fala Mentoria Criativa

- 9 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2023
O pé chato ou pé plano é uma alteração na curvatura natural do arco longitudinal do pé, que pode afetar a criança em seu desenvolvimento. É importante que os responsáveis estejam atentos ao desenvolvimento dos pés de seus filhos para garantir uma intervenção adequada, se necessário. O pé plano pode ser classificado em duas categorias: pé plano flexível e pé plano rígido.
Pé plano flexível: O pé parece normal quando a criança está em repouso, mas quando apoia o pé no chão o arco desaparece. É a forma mais comum do pé plano em crianças e geralmente não causa dor.
Pé plano rígido: Nesse caso, o arco está ausente tanto em repouso quanto sob carga. Exige uma avaliação específica de um especialista como ortopedista, neurologista ou fisioterapeuta.
Quando os responsáveis devem se preocupar?
É natural que muitas crianças tenham pés planos flexíveis, especialmente quando são mais jovens. Os arcos plantares costumam se desenvolver por volta dos 6 anos de idade. Desta forma, os responsáveis não devem entrar em pânico se notarem que o pé da criança parece plano nos primeiros anos de vida. É NORMAL! Os arcos dos pés se desenvolvem por ação muscular e descarga de peso, por isso é formado ao longo da primeira infância.
No entanto, devemos estar atentos a alguns sinais de alerta que podem indicar a necessidade de uma avaliação por um profissional de saúde:
- Se a criança tem mais de 6 ou 7 anos e ainda apresenta pé chato flexível, pode ser a hora de procurar orientação médica.
- Se a criança reclama de dor nos pés, tornozelos ou pernas, especialmente após atividade física, é importante consultar o médico.
- Se a criança tem dificuldade para caminhar ou caminha apenas na ponta dos pés, é fundamental buscar orientação profissional.
- Se o pé da criança permanece plano, mesmo quando ela não está apoiada, pode ser um sinal de pé rígido e deve ser investigado.
Como o Pilates pode ser benéfico?
O Pilates é uma modalidade de exercício que enfatiza o fortalecimento muscular, a flexibilidade e a consciência corporal. Sendo assim, o método pode ser benéfico de várias maneiras:
1. Fortalecimento muscular: Fortalecendo a musculatura do pé, tornozelo e pernas, auxiliando na estrutura do arco plantar.
2. Melhora da postura: Todo corpo está conectado e quando não temos o suporte ideal da nossa base (pés) muitas vezes o corpo desorganiza.
3. Alongamento: Trabalha mobilidade e flexibilidade dos pés, tornozelos, joelhos e quadris contribuindo para uma melhor organização das estruturas envolvidas no pé plano.
4. Consciência corporal: Ajuda as crianças a desenvolverem uma melhor consciência corporal, o que pode corrigir padrões de movimento prejudiciais.
Consultar um profissional de saúde que entenda sobre o desenvolvimento das crianças é fundamental para avaliar e orientar o tratamento, quando necessário. A Sou está aqui qualquer coisa, tá?! Agende uma avaliação para sua criança! Até a próxima! Karine Souza



Comentários